Terapias Holísticas, Massagens, Benzedura e Bem-estar em Porto Alegre.

Ansiedade


A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada normal a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem uma entrevista de emprego, a publicação dos aprovados num concurso, o nascimento de um filho, uma viagem a um país exótico, uma cirurgia delicada, ou um revés econômico. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida.

O transtorno da ansiedade generalizada (TAG), segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), é um distúrbio caracterizado pela "preocupação excessiva ou expectativa apreensiva", persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.

 
 

É importante registrar também que, nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional dos pacientes.
O transtorno da ansiedade generalizada pode afetar pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice. Em geral, as mulheres são um pouco mais vulneráveis do que os homens.

Quais os sintomas da ansiedade?

Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Além dos já citados (inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular) existem outras queixas que podem estar associadas ao transtorno da ansiedade generalizada: palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, alteração nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito, dores musculares.

Qual o diagnóstico da ansiedade?

O diagnóstico do TAG leva em conta a história de vida do paciente, a avaliação clínica criteriosa e, quando necessário, a realização de alguns exames complementares.
Como os sintomas podem ser comuns a várias condições clinicas diferentes que exigem tratamento específico, é fundamental estabelecer o diagnóstico diferencial com TOC, síndrome do pânico ou fobia social, por exemplo. Para ter certeza procure um profissional d saúde como médico ou psicólogo.

 
 

Existe tratamento para ansiedade?

O tratamento do TAG inclui o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, sob orientação médica, e a terapia comportamental cognitiva. O tratamento farmacológico geralmente precisa ser mantido por seis a doze meses depois do desaparecimento dos sintomas e deve ser descontinuado em doses decrescentes.

Todo mundo hoje é ansioso

Para Augusto Cury, psicanalista, professor e escritor a Ansiedade - Síndrome do Pensamento Acelerado ou SPA pode ser considerada como o mal do século, já que diz respeito à construção do pensamento. Assim, quando pensamos rápido demais ou em excesso, violamos o que deveria ser inviolável: o ritmo da formação de pensamentos. Isso gera consequências seriíssimas para a saúde emocional, como a ansiedade.

Nossos pensamentos estão distorcidos e contaminados por nossa cultura e personalidade (quem sou), por nossa emoção (como estou), pelo ambiente social (onde estou) e por nossa motivação (o que intenciono).
Por que chegamos a esse nível de ansiedade? Devido aos excessos: excesso de trabalho intelectual, excesso de atividades, excesso de preocupação e, em destaque, o excesso de informação.

 
 

De fato, o bombardeio de informações podem provocar uma sociedade ansiosa, que sofre por antecipação, acabando simplesmente com a qualidade de vida, ocasionando assim a síndrome.
A Síndrome do Pensamento Acelerado somatiza várias doenças e os sintomas psicossomáticos são como um grito de alerta - um sinal de que é necessário mudar o estilo de vida!

O fato é de que as pessoas ao perderem a capacidade de ter uma emoção estável, equilibrada, porque querem muito algo, quando alcançam, logo perdem o interesse e estão sempre em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação.

Assim, se você sofre por antecipação; Acorda cansado; Não tolera trabalhar com pessoas lentas; Tem dores de cabeça ou muscular; Anda estressado, com dificuldade de relaxar; de dormir direito ou até se irritando com pouca coisa; Esquece-se das coisas com facilidade; Ou, simplesmente, se identifica com uma dessas situações, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado.

Cury ressalta que para desacelerar o pensamento e proteger a emoção, respeitar algumas técnicas é muito importante:

» Não ser o agiota da emoção
Agiota é aquele que empresta a juros caros e cobra caro a fatura. O agiota da emoção é aquele que se doa para seus filhos, seus colegas de trabalho, seu parceiro ou parceira e cobra caro a fatura, ou seja, pressiona para que eles gravitem na sua órbita. Tem necessidade neurótica de evidência social, quer controlar os outros.
» Autoagiota da emoção
É aquele que não cobra dos outros, mas aquele que cobra demais de si mesmo e aumenta os níveis da exigência para ser feliz.

 
 

Recomendações e dicas para diminuir a ansiedade
* Se você é visto como alguém de estopim curto, que anda sempre com os nervos à flor da pele e tem muita dificuldade para relaxar, provavelmente chegou a hora de procurar um médico para avaliar esse estado permanente de tensão e ansiedade;
* Se você cobra muito de si mesmo, está sempre envolvido em inúmeras tarefas e pressionado pelos compromissos, tente pôr ordem não só na sua agenda, mas também na sua rotina de vida, sem esquecer-se de reservar um tempo para o lazer. Se não conseguir sozinho, não se envergonhe, peça ajuda.

Aqui na Benzedeira podemos ajudar você a sentir melhor. Venha conversar com a gente.

Tratamentos recomendados

Terapia Reiki
Terapia dos Florais
Terapia do Acalanto: massagem bioenergética, reza intuitiva, benzedura e amor

AVISO
O conteúdo encontrado no site é apenas para fins informativos e não é de caráter médico. Não aconselhamos que as terapias sejam um substituto para tratamento de qualquer doença ou condição de saúde e nem deve ser interpretado como tal.
Entre o tratamento médico tradicional e o holístico fique com os dois.

Referências
Textos baseado no livro: Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século
Autor: Augusto Cury
Editora: Saraiva
Site: Doutor Drauzio Varela


Agende seu horário!
(51) 99263-1316

Benzedeira - Centro de Terapias Holísticas e bem-estar em Porto Alegre.



Inovando Sites